Etiqueta e Bom Senso em Família

As festas de final de ano estão chegando e sempre é bom umas dicas dessas para ficarmos preparadas(os).




Família você não escolhe, já nasce nela. Lidar com as relações familiares é delicado e complicado. Uma certa dose de compreensão e muita diplomacia certamente vão lhe ajudar a superar alguns momentos em que gostaria, na verdade, de pular no pescoço e gritar.

Entre cunhadas muitas vezes existe uma certa competição. Se a sua age dessa forma evite o confronto direto. Se ela insiste em levar o sobrinho pequeno para suas festas, consiga um lugar onde ela possa deixar a criança.
Muita criança brincando, acaba em confusão. Tente conversar com seus filhos sempre para que evitem briga com os primos. Porém, se a briga acontecer, separe as crianças, contemporize a situação e apóie seu filho mas não humilhe a outra e sim converse mostrando o quanto magoou. Afinal nessas horas ninguém sabe mesmo quem começou.
Datas comemorativas é sempre um motivo para as famílias se reunirem. Mas ninguém deve se sentir obrigado a isso. Ao se deparar com uma situação dessas, a melhor opção é declinar educadamente do convite explicando que preferem outro tipo de comemoração ou que vão se juntar a amigos etc.
Adolescentes são sempre reticentes na hora de juntar amigos e família como em festas de aniversário. Tente conversar com seu filho, deixe que ele planeje seu aniversário, escolha o tipo de festa e o que vai servir.

Ao convidar os parentes, explique que será uma festa jovem, para que estes não criem expectativas. Escolha um local onde os adultos poderão ficar mais à vontade, e deixe a festa rolar.
As famílias mudaram muito, casais se separam e formam novas famílias e estas convivem entre si. Se você vive esta situação, o melhor é tentar ser o mais civilizado possível, mas evite muita intimidade com a nova esposa de seu ex.

Lembre sempre de que a perfeição não existe e toda família é assim mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas