Como ser Chic e Elegante Naturalmente - PARTE 1

Olá gente linda deste blog!

Hoje trouxe um assunto que para uns é futilidade e para outros algo muito importante.

Já percebeu que em nome da "frescura" muitos estão ficando cada vez mais sem educação? Sim, a elegância vem muito da educação das pessoas e não na maneira de vestir.

Muitos acreditam que nasce-se elegante. Eu prefiro crer que se pode aprender, pois conheço muitas pessoas que mesmo nascendo numa favela ou zona rural que são extremamente elegantes, finas e educadas.

Percebe-se que uma pessoa é chique, elegante, fina no seu jeito de agir, andar, falar, sentar e comer. São tão sutis e delicadas que de longe transmite elegância.

Não pensem que elegância está associada a roupas de grife ou a conta bancaria poupuda. Cá entre nós, têm muitas que são ricas e nada elegantes.  A elegância está muito mais no comportamento do que nas roupas que usamos. Claro que elas ajudam e complementam, mas não são elas que tornam uma pessoa elegante.

De nada adianta estar bem vestida, se não se comportar perante as pessoas ou não cumprimentar o porteiro como se diz por aí. A elegância não depende de classe social, grau de instrução ou cor da pele. Ela deve estar em todos os lugares acompanhada do bom senso.

Uma pessoa elegante, seja homem ou mulher é capaz de manter o charme mesmo vestindo uma roupa barata, simples ou andando de ônibus, pois a elegância está mais dentro que fora dela.

Quer ser uma pessoa elegante? Então observe e treine!

1. Se contenha não fale alto, mantenha o tom de voz moderado. Falar alto além de ser deselegante é falta de educação.

2. Cuidado com o vocabulário. Evite palavras vulgares, gírias ou palavrões. Tente manter a linha do português sem ser excessivamente formal. Se não souber, melhor se calar.

3. Aprenda a ouvir. Não interrompa ou complemente a fala da pessoa antes dela concluir. Isso além de ser irritante é desagradável.

4. Não faça escândalo em público mesmo que esteja furiosa. Respire fundo e mantenha a linha. Falar baixo e pausadamente desarma a quem agride.

5. Não discuta! Uma pessoa elegante argumenta sem se exaltar.

6. Marcou um compromisso? Seja pontual - este é meu ponto fraco :(  - , Se não for avise com antecedência.

7. Não tente ser o centro das atenções. Uma pessoa elegante chama a atenção sem querer, apenas por ser!

8. Cumprimente as pessoas. Se você chegou depois é seu dever de pessoa educada, cumprimentar as pessoas que chegaram antes. Assim como na hora de ir embora. Cumprimente as pessoas que te servem, os colegas de trabalho, as pessoas simples, enfim a todos não importa o grau de importância. Não confunda timidez com falta de educação. Uma pessoa elegante é simples e educada.

9. Coma pausadamente. Não fica bem comer disparadamente, sem ao menos sentir o sabor dos alimentos. Em festas não encha a mão de petiscos, mesmo que esteja com muita fome. Isto é o cúmulo da falta de educação.  Aliás é recomendável comer alguma coisa em casa antes da festa.

10. Mantenha a postura. Sente-se e ande com as costas eretas. Além de elegante, faz bem para a coluna e alinha a barriguinha.

Elegância anda junto com atitudes, valores e personalidade. Você não precisa mudar seu jeito de ser, apenas poderá se lapidar.
Pense nisso!

Na próxima semana tem mais, aguarde!

bjs
Dirce Batista

Comentários

Anônimo disse…
Gostei demais da discriminação e das dicas. A definição, a meu ver foi super coerente.
Unknown disse…
disse...
Gostei demais da forma de descrever e das dicas. A definição, a meu ver foi super coerente.

Postagens mais visitadas