CONSUMO CONSCIENTE, CONSUMO INTELIGENTE

Olá queridas(os),

Vivemos num tempo em que Ter é mais importante que SER, não é mesmo? Infelizmente! Pessoas emocionalmente carentes têm a necessidade de comprar...comprar para se sentirem "felizes". Muitas vezes, compram o que não vão usar.

Compram sem planejamento e sem necessidade na maioria das vezes.

Consumir conscientemente, não é comprar pouco, e sim, planejar, analisar a real necessidade, a finalidade útil e conhecer a procedência do objeto.


Você já pensou que muitas roupas que você compra pode ser de mão de obra escrava? Não? Pois deveria.

 Saiba que quanto mais consumimos, mais a indústria têxtil, os chamados "fast fashion" fabrica e com isso exploram os mais necessitados que ganham quase nada pelo serviço. E isso não acontece apenas na China e Bangladesh, no Brasil inclusive. 

Por isso, se não tem necessidade e não tem condições de comprar, busque alternativas como, reformar, customizar suas roupas ou comprar em Brechós, isso chama-se UPCYCLING. Sim, só no Brasil existe a cultura de que é "humilhante" comprar em brechós. 

Saiba que os melhores brechós higienizam as roupas e lá vendem inclusive roupas novas,sem uso. 

Essa é uma bela oportunidade de fazer ótimas compras gastando bem menos.

O Consumo consciente consiste em:

Feito isso, agora é hora da segunda parte antes das compras.

1. Analise seu guarda roupas e verifique o que está faltando para você montar mais looks. Os básicos, os complementos para montar a terceira peça, calçados, etc.

2. Além das peças de roupas básicas, veja que tipo de acessórios faltam para atualizar seu estilo.

3. Anote tudo, inclusive as cores para você ir no foco.

4. Vai com calma, se não der para comprar tudo agora ou não encontrar aquela peça que faça seus olhos brilharem, deixe para outro dia. Afinal, agora você têm uma lista de prioridades.

5. Se você encontrou um outro tipo de peça que você amou e não se encontra em sua lista, faça as seguintes perguntas; Eu preciso disso? Vou usar quando e quantas vezes? Com quais peças do meu acervo combina? Ai, sim se valer a pena, é hora de comprar. Claro que sem comprometer aquelas da lista de necessidades. Foco é fundamental para fazer compras inteligentes!

6. Mais uma dica legal; para cada peça da parte inferior do corpo, como; calças, saias e bermudas, você deve ter três  para a superior que combinem, formando assim, no minimo três looks. Desta forma você não precisa ter um armário abarrotados para ter muitos looks diferentes. Pense nisso! Isso é ter um Guarda-Roupa Inteligente!

Podemos amar Moda, mas podemos consumir conscientemente também! Fica a Dica! ;)

Bjs e até a próxima!

Dirce Batista

Comentários

Postagens mais visitadas